PIERCING E TATUAGENS
PIERCING E TATUAGENS
Piercing Cultural ou Cultual?
Muitos jovens hoje dentro das igrejas, usam ou querem usar tatuagens, piercing, sem conhecer uma posição clara da igreja. Devem tatuar e usar piercing ou não? É pecado, é errado, ou não? Qual a aposição da igreja diante dessas “necessidades” da juventude?
Vivemos em um mundo globalizado, onde a cultura de um povo em particular, já não é tão particular, mas compartilhada para outras culturas a milhares de quilômetros, incorporando na linguagem, gestos, alimentação, aparência, etc. Toda cultura possui elementos que precisam ser conservados e outros que precisam ser transformados pelo evangelho. Esta cultura globalizada faz com que elementos de uso e costumes que pertencem a uma cultura distante, remota, torne-se parte de outra cultura, ou de todo o mundo. As palavras em inglês que foram incorporadas em nossa cultura como hambúrguer, são usadas como se fossem nossas; a comida chinesa e japonesa, pratos italianos, gravatas, ternos, sapatos, nossa liturgia religiosa, etc.
O piercing ou pendente de Rebeca?
Assim, também vem a influência da música, dança, ritmos, tatuagem e piercing, sendo que a origem desses dois últimos itens remota a culturas antigas, como a egípcia, hebraica, mesopotâmia. Os piercing e as tatuagens eram usados para diversos fins, aparência, religião, demonstração de riqueza, beleza e força. A primeira referência que alguns dizem que era um “piercing” na Bíblia está em Gêneses 24.22 e 47, quando o servo de Abraão, Eliezer, fora enviado para arranjar uma noiva para o seu filho Isaque - “Quando os camelos acabaram de beber, o homem deu a jovem um pendente de ouro de seis gramas... então coloquei o pendente em seu nariz e as pulseiras em seus braços”.
Porém esta palavra não se refere ao um “piercing”, mas um pendente ou uma argola geralmente de ouro, que era parte do ornamento usado no nariz ou na orelha por homem, mulher ou ídolo. A palavra “piercing” é uma palavra inglesa que significa “objeto agudo, penetrante, que rompe, dilacera e perfura”. É claro que não podemos chamar o presente de Eliezer de “piercing”, pois não perfurava o nariz, mas um objeto que ficava pendurado. O texto diz – “eu coloquei o pendente em seu nariz... e curvei-me em adoração ao Senhor...”. É claro que diante do poço em que Rebeca dava água para os camelos, Eliezer não perfurou o nariz de uma desconhecida, colocou uma argola e em seguida adorou a Deus.
O presente de Abraão entregue por Eliezer a Rebeca, fazia parte de recompensas pela aceitação da proposta de casamento como pagamento do dote, isso era natural naquela época, é tanto que quando o irmão de Rebeca viu o pendente em seu nariz e as pulseiras em seus braços, ele procurou Eliezer e lhe ofereceu abrigo, aceitando assim a recompensa, palavra em hebraico “mãhar”, que significa, “adquirir mediante (dote) pagamento, o pedido de casamento – “A jovem voltou para a casa e contou tudo a família de sua mãe. Rebeca tinha um irmão chamado Labão. Ele saiu apressado á fonte para conhecer o homem, pois tinha visto o pendente e as pulseiras no braço de sua irmã, e ouvira Rebeca contar o que o homem lhe dissera. Saiu, pois, e foi encontrá-lo para junto á fonte, ao lado dos camelos. E, disse: Venha, bendito do Senhor! Por que ficar ai fora? Já arrumei a casa e um lugar para os camelos”. Gêneses 24.28-31. O pendente em Rebeca não era um “piercing”, mas parte do pagamento de dote de Abraão para o casamento do seu filho Isaque com Rebeca. Havia um significado, um propósito cultural e familiar.
Este mesmo sinal de recompensa do dote de casamento foi dado por Deus a Jerusalém em uma metáfora do seu relacionamento de marido com Jerusalém a sua esposa amada – “Brincos para o nariz e as orelhas, e uma linda coroa para a sua cabeça”. Ezequiel 16.12.
As argolas e pendentes do passado
deixam marcas irreparáveis no presente
Muitas ocasiões os ornamentos no nariz, no tornozelo, na cabeça ou na orelha, eram usados como sinais de opulência, magia e sedução. Vejamos alguns em Isaías 3.16-24.
1. Elas usavam enfeites para flertar e seduzir os homens com o seu corpo - “E por causa da arrogância das mulheres de Sião, que caminham de cabeça erguida, flertando com os olhos, desfilando com passos curtos, com enfeites tinindo em seus calcanhares”.
2. Elas usavam vários enfeites, parecendo muito com o uso que muitas mulheres e homens fazem hoje, com objetivos de magia e sedução:
» “Naquele dia o Senhor arrancará delas: as pulseiras, as testeiras e os colares, os pendentes, os braceletes e os véus, os enfeites de cabeça, as correntinhas de tornozelo...”.
» “Os cintos, os talismãs e os amuletos...”. Elas usavam objetos com fins espirituais de proteção. Esses objetos citados aqui são objetos indicados por demônios como pontos de magia.
» “Os anéis, os enfeites para o nariz”. Observe que o uso aqui já não era como recompensa de dote, mas como enfeites de embelezamento com fins de sedução.
» “As roupas caras, as capas, as mantilhas, e as bolsas; os espelhos, as roupas de linho, as taras e os xales”. O uso de muitos desses enfeites em si não estava errado, mais com o objetivo que elas usavam estava errado e foi censurado por Deus.
3. Por esse motivo, Deus disse que: – “Em vez de perfume haverá mau cheiro, em vez de cintos, corda, em vez de belos penteados, calvície, em vez de roupas finas, vestes de lamento, em vez de beleza, cicatrizes”. Incrível que, até hoje, essas coisas acontecem. Por causa do uso indiscriminado de indumentárias de embelezamentos com fins de sedução e magia, temos visto:
» “Em vez de perfume, mau cheiro”. O cheiro do pecado, lascívia, das doenças sexuais, do câncer, da aids, das drogas, etc.
» “Em vez de cintos, cordas”. O aumento do suicídio, assassinatos, mortes em clínicas de cirurgias plásticas, de aborto, etc.
» “Em vez de belos penteados, calvície”. A calvície provocada pela queda de cabelo por abuso de produtos químicos de embelezamentos; provocada, também, pela quimioterapia para aplacar o câncer.
» “Em vez de roupas finas, vestes de lamento”. Quantas pessoas que pagam caro pelo luxo, não têm paz, sossego, tranqüilidade, só tem lamento e dor.
» “Em vez de beleza, cicatrizes”. Muitas carregam as marcas no próprio corpo; marcas que não saem com sabão.
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TATUAGENS
"O que atenta prudentemente para a palavra prosperarß; e feliz Θ aquele que confia no Senhor." - ProvΘrbios 16:20
VocΩ tem estudado a Bφblia? Jß fez algum dos cursos Bφblicos gratuitos on-line que temos no www.bibliaonline.net?
Envio abaixo alguns dados e algumas consideraτ⌡es sobre o assunto:
"Nπo fareis laceraτ⌡es na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." - Levφticos 19:28.
A revista Galileu n·mero 86 traz algumas informaτ⌡es interessantes sobre a tatuagem nos dias atuais:
A TATUAGEM NUNCA ESTEVE T├O NA MODA
╔ impossφvel ir a praia, sair na rua e nπo encontrar um desenho, estampada no corpo das pessoas. Para muitos, a tatuagem Θ um modismo, ou seja, logo passa e assim virß outra febre. Contudo, a tatuagem tem se tornado uma mania mundial e que traz dados interessantes.
Nos Estados Unidos, existem mais de 40 milh⌡es de pessoas adeptas do tal fetiche. Na Europa, o aumento da demanda deu origem a uma nova disciplina acadΩmica, a Psicologia da Tatuagem, ensinada nas Universidades de Milπo e Roma. Apesar do modismo, a tatuagem nπo sai do corpo, ou seja, Θ impossφvel removΩ-la, e ao contrßrio de um modismo, nπo pode ser trocada a cada estaτπo. Um dos mΘtodos mais avanτados para se remover a tatuagem Θ o chamado PHOTODERM, uma mßquina a laser que remove a tinta.
Segundo, o cirurgiπo Clßudio Roncai: "╔ um tratamento demorado e caro e o aparelho nπo representa a soluτπo definitiva, pois normalmente sobram vestφgios de pigmentos na pele".
DISCRIMINA╟╒ES SOFRIDAS POR QUEM FAZ TATUAGEM
Lizete Ara·jo, vice-presidente da CATHO, uma firma de consultoria em recursos humanos especializada na recolocaτπo de executivos, afirma: "Normalmente, as empresas adotam os valores da sociedade, que, de maneira geral, ainda rejeitam esses adereτos".
Desde a dΘcada de 1950, os cirurgi⌡es tentam amenizar a ang·stia de quem um dia desobedeceu um princφpio social e familiar, afirmando que "o corpo Θ meu", e sofreu o preconceito e agora se encontra arrependido.
A tatuagem pode ser um peso que a pessoa vai carregar para toda a vida e que pode prejudicß-la de trΩs formas distintas:
Socialmente - pois ela vai sofrer discriminaτπo e preconceito.
Emocionalmente - porque a tatuagem Θ uma marca permanente e, mesmo que a pessoa sinta arrependimento, nπo conseguirß removΩ-la totalmente.
Espiritualmente - Quando a pessoa descobrir a origem das tatuagens e verificar por si mesma que ela Θ instrumento relacionado com deuses e prßticas ocultas e pagπs.
ANALISANDO O ASSUNTO PELA B═BLIA:
"Nπo fareis laceraτ⌡es na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." - Levφticos 19:28.
Pelo contexto de Levφtico 19:28 e Deuteron⌠mio 14:1,2 podemos compreender que os golpes e marcas no corpo tinham relaτ⌡es com rituais pagπos que envolviam a mem≤ria de mortos, faziam parte da identificaτπo e vinculaτπo da pessoa com crenτas em deuses e rituais pagπos e eram uma violΩncia praticada contra o corpo.
Assim, nπo Θ recomendßvel que um cristπo marque seu corpo com tatuagens, pois o seu corpo Θ um templo do Espφrito Santo. Veja I Corφntios 6:19,20. "Ou nπo sabeis que o vosso corpo Θ o templo do Espφrito Santo, que habita em v≤s, proveniente de Deus, e que nπo sois de v≤s mesmos? Porque fostes comprados por bom preτo; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espφrito, os quais pertencem a Deus."
O dragπo, preferΩncia absoluta entre os jovens, testemunha o desejo de auto afirmaτπo.
PorΘm, o dragπo na Bφblia simboliza Satanßs. Veja Apocalipse 12:9; 20:2
"E foi precipitado o grande dragπo, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanßs, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele."
"E vi descer do cΘu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mπo. Ele prendeu o dragπo, a antiga serpente, que Θ o Diabo e Satanßs, e amarrou-o por mil anos."
Os cristπos devem portanto ouvir as recomendaτ⌡es divinas que estπo registradas na Bφblia e procurar em tudo obedecer a Jesus e seguir o Seu exemplo, desligando-se de tudo no mundo que nπo Θ edificante.
"Todas as coisas sπo lφcitas, mas nem todas as coisas convΩm; todas as coisas sπo lφcitas, mas nem todas as coisas edificam." - I Corφntios 10:23 "Rogo-vos, pois, irmπos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifφcio vivo, santo e agradßvel a Deus, que Θ o vosso culto racional. E nπo sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovaτπo do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradßvel e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:1,2
"Portai-vos de modo que nπo deis escΓndalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem α igreja de Deus." - I Corφntios 10:32
"Nπo dando n≤s escΓndalo em coisa alguma, para que o nosso ministΘrio nπo seja censurado." - II Corφntios 6:3
Embora nπo seja o ideal, muitas pessoas hoje em dia estπo se tatuando. Nπo devemos generalizar e dizer que toda a pessoa tatuada estß distante do Senhor Jesus.
Se vocΩ possui uma tatuagem nπo pense que nπo pode aproximar-se de Deus por causa disto. Deus Θ um pai misericordioso. Ele lhe ama independentemente do seu passado.
TambΘm nπo devemos concluir que por uma pessoa ter uma tatuagem ela nπo possa receber os favores de Deus de amor, perdπo e direτπo. Como diz o ditado: ףO amor tem bons olhosפ e Deus Θ amor!
Sempre existe esperanτa de salvaτπo a todos os que antes nπo conheciam a Verdade e o Caminho. Cristo morreu e pagou pelos pecados de todos. Assim, uma pessoa que era assassina antes, mas conheceu a Cristo, se arrependeu e mudou de caminho, estß salva, pois Cristo jß pagou o preτo de todos os assassinatos que esta pessoa cometeu. Na Bφblia temos vßrias hist≤rias assim, sendo uma das principais a hist≤ria do rei ManassΘs, que foi um dos piores reis de Israel e que s≤ se arrependeu quando perdeu tudo que tinha. AtΘ seus filhos ele queimou no fogo. Imagina! VocΩ acha que teria salvaτπo pra alguΘm assim? Mas teve! Deus o perdoou quando ele reconheceu que estava errado e se arrependeu.
Deus se importa com a nossa sa·de fφsica e aparΩncia. Mas muito mais Ele atenta para o nosso coraτπo. Veja o que Deus falou a Samuel por ocasiπo da escolha do rei Davi para substituir Saul.
ףMas o SENHOR disse: קNπo se impressione com a aparΩncia nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque nπo julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparΩncia, mas eu vejo o coraτπo.פ (1 Samuel 16:7 NTLH)
Se vocΩ fez uma tatuagem motivado pela ligaτπo com algum φdolo ou falso deus, peτa perdπo, renuncie ao seu pacto anterior e decida servir ao verdadeiro Deus. O Criador nπo rejeita nenhum dos seus filhos que vΩm α Ele com sinceridade. ףTodo aquele que o Pai me dß, esse virß a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lanτarei fora.פ (Joπo 6:37 RA)
O importante Θ vocΩ decidir daqui para frente ser fiel ao ·nico Deus verdadeiro.
ףMas, se vocΩs nπo querem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vπo servir. Resolvam se vπo servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da MesopotΓmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocΩs estπo morando agora. PorΘm eu e a minha famφlia serviremos a Deus, o SENHOR.פ (JosuΘ 24:15 NTLH)
Se vocΩ se arrependeu de ter colocado uma tatuagem, nπo se desespere. Tenha a certeza de que Deus lhe ama de igual forma. O fato de vocΩ ter uma tatuagem nπo irß impedir a sua entrada no reino de Deus.
Jesus nos prometeu uma nova vida e um novo corpo, de carne e osso, s≤ que eterno! Assim, alguΘm que perdeu um braτo ou uma perna, ou nπo teve visπo nesta vida, terß um corpo perfeito na Nova Vida. Isso tambΘm resolverß o problema de quem tem tatuagem, entende? De qualquer modo, sempre hß esperanτa de salvaτπo. Jesus quer mudar o interior de todos n≤s antes de Sua volta. Depois tudo que for exterior serß facilmente mudado por ELE!