O Carnaval
O Carnaval
O que Θ Carnaval
A Alegria do carnaval
Chegou o momento da grande festa do povo.
╔ a hora que o pessoal bota de molho os
aborrecimentos, esquece as dφvidas pessoais,
afoga a solidπo... e cai na "gandaia"...
A alegria do carnaval vem da fantasia de se imaginar
solto, sem censura e sem limites, onde
se pode ver sentir e fazer "o que der na cabeτa".
O dicionßrio AurΘlio esclarece que desde o
sei inφcio na Idade MΘdia, o carnaval "se caravterizava pela alegria
desabrida, pela eliminaτπo da repressπo
e da censura, pela liberdade de atitudes crφticas e er≤ticas".
Quem vΩ cara nπo vΩ coraτπo
VocΩ tem que admitir: Θ difφcil ver alguΘm
pulando o carnaval de cara triste.
Mas a euforiada folia pode estar escondendo um
grande vazio atrßs de um sorriso.
Quem vΩ cara nπo vΩ coraτπo.
VocΩ estß tentando esconder ou esquecer algo neste carnaval?
Talvez uma mßgoa,uma frustraτπo na vida sentimental, uma grande
decepτπo com amigos ou uma desilusπo com a vida?
Quem Brinca Com Fogo
A alegria do carnaval dura poucos dias.
A dor provocada pela
promiscuidade, os excessos, as paix⌡es
desenfreadas, as bebedeiras (com os resultantes acidentes), a violΩncia e o crime trazem
conseqⁿΩncias que podem marcar vocΩ pelo resto de sua vida.
Quem brinca com fogo acaba se queimando.
Quem avisa amigo Θ.
E a Bφblia avisa: ףsπo bem conhecidas as coisas que
a natureza humana produz: a imoralidade, a impureza, as
aτ⌡es indecentes, a adoraτπo de φdolos e as feitiτarias.
As pessoas se tornam inimigas, elas brigam,
ficam com raiva, ciumentas e ambiciosas. Separam-se em
partidos e grupos, sπo invejosas, bΩbadas, vivem em orgias e fazem outras coisas parecidas. Repito o que jß disse: Os que
fazem essas coisas nπo herdarπo o Reino de Deusפ(Gßlatas 5:19צ21 צ A Bφbliana Linguagem de Hoje).
Alegria e felicidade sπo sin⌠nimos?
Alegria e felicidade nπo sπo sin⌠nimos.
╔ possφvel estar muito alegre e ser profundamente infeliz.
A alegria Θ uma sensaτπo passageira; a felicidade Θ um estado de espφrito.
A alegria pode ser provocada por festas, m·sica e cores; a felicidade Θ resultado de relacionamentos sinceros, decis⌡es acertadas e aτ⌡es corretas. ╔ por isso que ocarnaval pode gerar alegria, mas jamais poderß conduzir α felicidade.
Ter alegria Θ sentir a emoτπo do momento.
Ser feliz Θ saber que sua vida tem um prop≤sito eum destino promissor.
╔ estar em paz consigo mesmo e seu Criador.
O Caminho da felicidade
Deus ama vocΩ! E Ele, mais do que ninguΘm, se interessa pela sua verdadeira e duradoura felicidade. Jesus explicou que ףo ladrπo (o diabo) vem somente para roubar, matar e destruir; eu (Jesus)vim para que tenham vida e a tenham em abundΓnciaפ (Joπo 10:10). Esta vida em abundΓncia tambΘm Θ chamada de vida eterna na Bφblia: ףporque Deus amou tanto o mundo que deu Seu Filho ·nico (Jesus), para que todo aquele que crer nעEle nπo pereτa, mas tenha a vida eternaפ (Joπo 3:16 צ A Bφblia Viva).
Conclusπo: Jesus Θ o Caminho para a verdadeira felicidade. Ele mesmo disse: ףEu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguΘm vem ao Pai (Deus), senπo por mim (Joπo 14:6)
Moral da hist≤ria
VocΩ precisa saber que:
ץ VocΩ Θ pecador e, por isto, estß separadode Deus. ףPorque o salßrio do pecado Θ a morte, mas o dom (presente) gratuito de Deus Θ avida eterna em Cristo Jesus nosso Senhorפ(Romanos 6:23).
ץ S≤ Jesus pode pagar pelos seus pecados:ףMas Deus dß prova de seu amor para conosco,em que, quando Θramos ainda pecadores, Cristomorreu por n≤sפ (Romanos 5:8).
ףPorque Θ pelagraτa de Deus que vocΩs sπo salvos por meio da fΘ. A salvaτπo nπo Θ o resultado dos esforτos de vocΩs mesmos, e por isso ninguΘm deve se orgulharפ (EfΘsios 2:8,9 צA Bφblia na Linguagem de Hoje).
ץ Basta que vocΩ se arrependa, creia e aceite a Cristo como seu Salvador: ףSe confessarmos os nossos pecados, Ele (Deus) Θ fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiτaפ(I Joπo 1:9).
Agora Θ com vocΩ
Por que vocΩ nπo faz uma pausa agora e faz algo do qual nunca se arrependerß: dΩ a sua vida para Deus.
Diga a Ele que daqui pra frente vocΩ quer viver de acordo com a vontade dעEle.
Seu pedido(oraτπo) pode ser assim:
"Senhor, obrigado por me amar tanto e por ter mandado o Seu Filho Jesus para morrer por mim. Sei que s≤ atravΘs de Jesus posso encontrar a verdadeira paz e felicidade de que tanto preciso. Me arrependo dos meus pecados e aceito o Seu perdπo. Daqui para frente eu Te convido a guiar minha vida. Por favor, entre na minha vida agora. Em nome de Jesus, amΘm."
ParabΘns! Se vocΩ pediu isso a Deus de coraτπo, saiba que Ele agora passa a ser seu Pai e se torna seu melhor Amigo.
A Bφblia promete: ףMas, a todos quantos O receberam, aos que crΩem no Seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deusפ (Joπo 1:12).
Origem e Hist≤ria do Carnaval
O Carnaval, essa festa que arrebata multid⌡es para as ruas, promove desfiles suntuosos, comilanτa, excessos em geral e tambΘm muita violΩncia, liberalidade sexual etc. Ao estudarmos a origem do Carnaval, vemos que ele foi uma festa instituφda para que as pessoas pudessem se esbaldar com comidas e festa antes que chegasse o momento de consagraτπo e jejum que precede a Pßscoa, a Quaresma. Veja o que a The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 nos diz a respeito:
"O Carnaval Θ uma celebraτπo que combina desfiles, enfeites, festas folcl≤ricas e comilanτa que Θ comumente mantido nos paφses cat≤licos durante a semana que precede a Quaresma. Carnaval, provavelmente vem da palavra latina "carnelevarium" (Eliminaτπo da carne), tipicamente comeτa cedo no ano novo, geralmente no EpifΓnio, 6 de Janeiro, e termina em Fevereiro com a Mardi Gras na terτa-feira da penitΩncia (Shrove Tuesday)." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)
Em contra partida vemos que isso era apenas um pretexto para que os romanos e gregos continuassem com suas comemoraτ⌡es pagπs, apenas com outro nome, jß que a Igreja Cat≤lica era quem ditava as ordens na Θpoca e nπo era nada ortodoxo se manter uma comemoraτπo pagπ em meio a um mundo que se dizia Cristπo.
"Provavelmente originßrio dos "Ritos da Fertilidade da Primavera Pagπ", o primeiro carnaval que se tem origem foi na Festa de Osiris no Egito, o evento que marca o recuo das ßguas do Nilo. Os Carnavais alcanτaram o pico de dist·rbio, desordem, excesso, orgia e desperdφcio, junto com a Bacchanalia Romana e a Saturnalia. Durante a Idade MΘdia a Igreja tentou controlar as comemoraτ⌡es. Papas algumas vezes serviam de patronos, entπo os piores excessos eram gradualmente eliminados e o carnaval era assimilado como o ·ltimo festival antes da ascensπo da Quaresma. A tradiτπo do Carnaval ainda Θ comemorada na BΘlgica, Itßlia, Franτa e Alemanha. No hemisfΘrio Ocidental, o principal carnaval acontece no Rio de Janeiro, Brasil (desde 1840) e a Mardi Gras em New Orleans, E.U.A. (dede 1857). PrΘ-Cristπos medievais e Carnavais modernos tem um papel temßtico importante. Eles celebram a morte do inverno e a celebraτπo do renascimento da natureza, ultimamente reunimos o individual ao espiritual e aos c≤digos sociais da cultura. Ritos antigos de fertilidade, com eles sacrifφcios aos deuses, exemplificam esse encontro, assim como fazem os jogos penitenciais Cristπos. Por outro lado, o carnaval permite par≤dias, e separaτπo temporßria de constrangimentos sociais e religiosos. Por exemplo, escravos sπo iguais aos seus mestres durante a Saturnßlia Romana; a festa medieval dos idiotas inclui uma missa blasfemiosa; e durante o carnaval fantasias sexuais e tabus sociais sπo, algumas vezes, temporariamente suspensos." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)
A EnciclopΘdia Grolier exemplifica muito bem o que Θ, na verdade, o carnaval. Uma festa pagπ que os cat≤licos tentaram mascarar para parecer com uma festa cristπ, assim como fizeram com o Natal. Os romanos adoravam comemorar com orgias, bebedices e glutonaria. A Bacchalia era a festa em homenagem a Baco, deus do vinho e da orgia, na GrΘcia, havia um deus muitφssimo semelhante a Baco, seu nome era Dionφsio, da Mitologia Grega Dionφsio era o deus do vinho e das orgias. Veja o que The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 diz a respeito da Bacchanalia, ou Bacanal, Baco e Dionφsio e sobre o Festival Dionisiano:
"O Bacanal ou Bacchanalia era o Festival romano que celebrava os trΩs dias de cada ano em honra a Baco, deus do vinho. Bebedices e orgias sexuais e outros excessos caracterizavam essa comemoraτπo, o que ocasionou sua proibiτπo em 186 dC." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)
Essa descriτπo da Bacchanalia encaixa como uma luva em Carnaval
"Da Mitologia Romana, Baco era o Deus do vinho e da orgia. O filho de Semele e J·piter, Baco era conhecido pelos gregos como Dionφsio. Sua esposa era Ariadine."
"Dionφsio era o antigo deus grego da fertilidade, danτas ritualφsticas e misticismo. Ele tambΘm supostamente inventou o vinho e tambΘm foi considerado o patrono da poesia, m·sica e do drama. Na lenda ╙rfica Dionφsio era o filho de Zeus e Persephone; em outras lendas, de Zeus e Semele. Entre os 12 deuses do Monte Olimpo ele era retratado como um bonito jovem muitas vezes conduzido numa carruagem puxada por leopardos. Vestido com roupas de festa e segurando na mπo uma taτa e um bastπo. Ele era geralmente acompanhado pela sua querida e atendido por Pan, Satyrs e Maenades. Ariadine, era seu ·nico amor."
"O Festival Dionisiano era muitas vezes orgφaco, adoradores algumas vezes superavam com Ωxtase e entusiasmo ou fervor religioso. O tema central dessa adoraτπo era chamado Sparagmos: deixar de lado a vida animal, a comida dessa carne, e a bebida desse sangue. Jogos tambΘm faziam parte desse festival." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)
O Festival Dionisiano entπo, nπo parece ser a mesma coisa que a Bacchanalia e o Carnaval? N≤s, os Cristπos, nπo devemos concordar de modo algum com essa comemoraτπo pagπ, que na verdade Θ em homenagem a um falso deus, patrono da orgia, da bebedice e dos excessos, na verdade um dem⌠nio. Pense nisso.